ads header

News

O que são suplementos alimentares? Quais os tipos e seu funcionamento?


Se você está lendo esse artigo, provavelmente está querendo iniciar uma dieta com suplementação, porém para que a utilização desses componentes seja utilizada da maneira mais eficaz, sugerimos o acompanhamento de um  nutricionista.

Vamos tentar englobar tudo que você precisa saber sobre suplementos alimentares de um modo geral, em breve teremos mais artigos sobre suplementos mais específicos, tal como seu uso, quantidade e periodicidade. Aguarde.

 

Suplementos alimentares: O que são? Quais os tipos?

São substâncias produzidas quimicamente que complementam os benefícios oferecidos pelos alimentos. São compostos naturais que podem fornecer proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais. A maioria dos suplementos alimentares tem seu uso liberado, pois não oferecem risco à saúde; porém, devem ser consumidos de acordo com o que está na embalagem. Devem ser tomados principalmente junto com as refeições porque esse é o horário ideal, pois o corpo absorve os nutrientes de forma eficaz graças ao sistema digestivo que é estimulado pela comida.

As pessoas que desejam iniciar o uso de suplementos alimentares devem verificar os nutrientes que o constituem e quais são as doses diárias que devem ser consumidas. Além disso, o médico deve ser procurado para realizar exames que possam detectar o risco de ingerir determinadas substâncias. Podem ocorrer problemas na função renal e problemas cardíacos. Outros problemas que podem ser causados pelo uso indiscriminado dos suplementos são o suor excessivo, insônia, dor e cansaço e aceleração do batimento cardíaco.

Os suplementos deveriam ser utilizados somente por aqueles com deficiência nutritiva que não são supridos pela alimentação. Porém, como se tornou uma prática comum, deve ser consumido de forma moderada com produtos que sejam adequados ao seu tipo físico. Os suplementos alimentares não devem ser utilizados em adolescentes, porque eles estão em fase de crescimento e não possuem as condições corretas para absorver essa grande carga nutricional. O uso indiscriminado por eles pode causar déficit no desenvolvimento. Para aqueles que buscam suprir as necessidades desses nutrientes, devem possuir uma alimentação equilibrada e de boa qualidade e devem evitar vícios, como álcool e drogas, porque eles retiram os nutrientes provenientes da alimentação.

 

Quais são os tipos e pra que servem?

  1. Suplementos Polivitamínicos – Para pessoas que tem algum tipo de carência vitamínica.
  2. Suplementos Hipercalóricos – Ajudam no aumento de peso. Possuem um alto valor energético. Em geral são para pessoas que querem ganhar peso.
  3. Suplementos Proteicos – Ajudam no aumento de massa muscular. Em geral contribuem na formação e recuperação dos músculos após a atividade física.
  4. Suplementos Termogênicos – Ajudam no aumento do metabolismo. Em geral contribuem para perda de peso e gordura corporal.
  5. Suplementos Antioxidantes – Ajudam na limpeza do organismo. Em geral para pessoas que praticam muita atividade física.
  6. Suplementos Hormonais – Para pessoas que tem alguma carência hormonal.
  7. Suplementos Minerais – Para pessoas que tem alguma carência mineral.
  8. Suplementos Estimulantes – Para aumentar a atividade do sistema nervoso central (SNC) de um indivíduo. Em geral para aumentar o “pique” do dia-a-dia.
  9. Suplementos hidroeletrolíticos – Para evitar a desidratação durante atividade física.
  10. Suplementos Naturais – Não possuem sintéticos, porém só devem ser usados sob orientação de um médico ou nutricionista.

Entenda o funcionamento dos suplementos

Funcionamento dos suplementos antes do treino:        
Os carboidratos servem como energia para os treinos. Os antioxidantes reduzem a produção de radicais livres, evitam o catabolismo muscular (perda de massa magra) e a inflamação, dependendo se o treino for muito longo e/ou cansativo. Os aminoácidos diminuem a perda de massa magra. Os termogênicos ajudam no aumento da queima de gorduras e melhoram o desempenho durante os treinos, resultando num gasto energético maior.

Durante o treino:
Os carboidratos e aminoácidos previnem a perda de massa muscular, mantém a glicemia e retardam a fadiga. Os eletrólitos em treinos longos repõem a perda de minerais.

Após o treino:
Os carboidratos repõem o combustível gasto durante os exercícios, previnem a perda e favorecem o ganho de massa muscular, assim como as proteínas e aminoácidos. Os eletrólitos ajudam na retenção e manutenção da hidratação, além de favorecerem, auxiliarem e otimizarem a reposição das reservas de energia do corpo.

Referências:
http://emagrecacomdisposicao.com/dicas-para-emagrecer-de-vez-como-perder-barriga/suplementos-alimentares/
http://suplementos-alimentares.info/
http://www.anutricionista.com/o-que-sao-suplementos-alimentares.html
http://www.mercadinhossaoluiz.com.br/blog/entenda-o-funcionamento-dos-suplementos/

Ficou com alguma dúvida, quer dar alguma opinião ou complementação do artigo? Fique a vontade nos comentários abaixo.

Nenhum comentário